SÍTIO AIMOTUÁ

Autonomia, Agrofloresta e Agroecologia são o foco desta propriedade. Sob os olhares da Serra Geral, o Sítio Aimotuá é um lugarzinho em que Cátia e Daphné fincaram os pés, e as mãos, no final de 2015. Com experiências diversas na agricultura em diferentes lugares do mundo, elas se dedicam à construção de autonomia pautada pela agroecologia e por relações de cuidado: com os alimentos que produzem, com o ambiente e com as pessoas!

Alimentação orgânica e saudável:

Pão de fermentação natural, patês vegetais, geleias com baixo teor de açúcar e cozidas no fogo a lenha, pratos com plantas alimentícias não convencionais, bolo vegano de cacau, alimentos integrais e saborosos, entre outros.

Experiências na propriedade:

• Visitar o sistema agroflorestal com árvores nativas, nos diferentes estágios de sucessão e estratificação;
  • Colher verduras da agrofloresta e recolher os ovos no galinheiro;
  • Descobrir as poesias espalhadas junto às árvores na propriedade;
  • Escutar o ronco do bugio, o canto dos pássaros, o barulho do rio, o chiado do vento, o silêncio da paz;
  • Observar tucanos, gaviões, papagaios, beija-flor, esquilos e milhares de abelhas colhendo néctar nas flores;
  • Oficina “Mergulhando de cabeça na Agrofloresta”: reconhecimento de espécies, poda, preparação de cobertura, manejo das bananeiras, implantação de canteiros (Oficina prática para adultos. Tempo necessário: meio dia)
  • Oficina “Do Grão ao Pão”: aborda a história dos grãos relacionadas aos povos que os domesticaram, formas tradicionais e evolutivas de uso dos grãos (moagem, nixtamalização, fermentação), visualização de espécies precursoras do trigo e milho, assim como uma diversidade de grãos de variedades antigas e crioulas (trigo, milho, feijão, girassol). Degustação de preparados tradicionais a partir dos grãos (Oficina teórico-prática adaptada para adultos ou crianças. Tempo necessário: meio dia);
  • Atividade pedagógica em grupo “Caça ao tesouro agroecológico”. De forma lúdica e percorrendo a propriedade com auxilio de um mapa de orientação, os grupos são convidados a conhecer os princípios e práticas da Agroecologia para alcançarem o “tesouro” (Atividade adaptada para adultos, idosos ou crianças.Tempo necessário: meio dia).

Localização:

Estrada geral Braço Esquerdo/Rio do Meio, situada à 16km do Centro de Anitápolis
Acesso pela rua da prefeitura

Contatos:

Telefone e WhatsApp : 48 99681-4274

DCIM\102MEDIA\DJI_0174.JPG
Como chegar
Acesso pela rua da prefeitura.